Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vigilância Sanitária na agenda do desenvolvimento

Diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, e lideres, durante a abertura oficial da I Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional

A Anvisa quer estabelecer um marco regulatório voltado especificamente para inovação da indústria na área da saúde.  O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, durante a abertura oficial da I Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional, na manhã desta terça-feira (8/5). 

O diretor explicou que a iniciativa constará de um acordo setorial firmado com diversos segmentos sociais, com previsão de início para 2013. “A Agência busca propiciar um ambiente favorável à inovação, que seja baseado na estabilidade, previsibilidade, clareza, racionalidade e eficiência na regulação sanitária”, afirmou. Segundo Barbano, serão adotadas medidas para ampliar as condições de competitividade do país no campo da pesquisa clínica, por exemplo. 

Segundo o Secretário de Ciência e Tecnologia  do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, a área da Saúde representa 9% do PIB e 10% do emprego qualificado do Brasil, além de receber 25% do investimento mundial com Pesquisa e Desenvolvimento. Ele afirmou que o país assume posição de liderança ao acumular a agenda de desenvolvimento com a de inclusão social. “A Anvisa tem sido pioneira ao conduzir esse movimento político estratégico na área da saúde”, disse. 

O diretor da Anvisa Jaime Oliveira coordenou a primeira mesa do dia e alertou sobre a necessidade de fomentar o engajamento social. Já o Diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Luiz Miller, destacou a importância de aprofundar o processo de inclusão produtiva. Segundo ele, os microempreendedores não podem estar submetidos às mesmas exigências direcionadas às grandes empresas. 

Indústria 

“Em 2015, o mercado farmacêutico brasileiro será, provavelmente, o sexto maior mercado do mundo”, afirmou o deputado federal Newton Lima (PT/SP). O parlamentar comentou que o momento é favorável para a retomada do processo de desenvolvimento da indústria farmacêutica nacional, especialmente para a de capital exclusivamente brasileiro, que, segundo ele, foi sucateada nos últimos anos. 

Mônica Messemberg Guimarães, da Confederação Nacional da Indústria, ratificou o posicionamento do deputado. “Um país com uma economia de destaque precisa ter uma indústria forte e competitiva”, afirmou. Mônica anunciou uma perspectiva de agenda conjunta entre a Anvisa e a CNI para assegurar avanços no sentido da inclusão produtiva. 

A senadora Kátia Abreu chamou atenção para a realidade da agropecuária no país e falou do desafio de fomentar a ascensão dos pequenos produtores rurais à classe média, como já aconteceu nas grandes cidades. “As políticas públicas precisam levar em consideração o estilo de vida no campo, que é muito diferente da forma como as pessoas se organizam nos ambientes urbanos”, pontuou.  A senadora também reivindicou  mais agilidade na liberação de agrotóxicos para permitir custos menores para os pequenos produtores de alimentos. 

Vigilância no Congresso 

A I Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional começou nesta segunda-feira (7/5) e vai até quinta-feira (10/5). O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, durante a abertura do encontro, ressaltou a importância da aproximação entre a Agência e o Parlamento. “A interação entre as instituições é fundamental para que os parlamentares e a sociedade possam entender o papel da Anvisa e contribuir com os debates e operações em andamento na Agência”, comentou. 

As atividades desta terça-feira (8/5) ocorreram, durante todo o dia, no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. Na quarta-feira (9/5), serão realizadas audiências simultâneas no Senado e na Câmara dos Deputados. 


Leia também: 




Fonte: Vanessa Amaral – Imprensa / Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário