Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Saúde e SENAI capacitam técnicos das Vigilâncias Sanitárias municipais

O diretor de Vigilância Sanitária da SES, Antônio de Pádua Pombo
O diretor de Vigilância Sanitária da SES, Antônio de Pádua Pombo


Por Jorge Marques  

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Vigilância Sanitária (Divisa), e o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Sergipe treinarão os técnicos das Vigilâncias Sanitárias dos municípios. A iniciativa tem como objetivo capacitar os novos profissionais sobre boas práticas de alimentos. São esperadas mais de 300 pessoas, indicadas pelas secretarias municipais de saúde, que serão divididas em 15 turmas.  

"O curso terá uma parte prática para que os alunos visitem locais que manipulam alimentos. Assim, eles aplicarão o check list das boas práticas em suas atividades. Em seguida, discutirão a visita em sala de aula", explica a consultora do SENAI, Maria Ricardina Dadabai. 

Para o diretor de Vigilância Sanitária da SES, Antônio de Pádua Pereira Pombo, o curso é mais uma ação de parceria que proporcionará grandes benefícios aos profissionais. "O desafio é fazer parcerias com o setor regulado e com a sociedade para melhorarmos a qualidade dos produtos e serviços ofertados à população. Os novos gestores municipais estão manifestando a necessidade de capacitar seus técnicos", declara.  

Diagnóstico  

A SES fará um levantamento da capacidade técnica, operacional e administrativa das 75 Vigilâncias Sanitárias. Os municípios colaborarão, respondendo a um questionário eletrônico. "O objetivo é ajudar cada município a estruturar as vigilâncias. Para isso, daremos todo apoio institucional. Temos que saber, por exemplo, se eles possuem quantitativo mínimo de profissionais, se estão capacitados e se existem aqueles que são imprescindíveis, como médicos veterinários, por exemplo", reforça Antônio de Pádua. 



Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário