Páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Saúde alerta para risco de consumo de alimentos com agrotóxicos

Rosana Barreto
A gerente de alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, Rosana Barreto


Por Jorge Marques

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), é parceira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no combate ao abuso do uso de agrotóxicos nos alimentos e de substâncias proibidas. A análise dos alimentos é realizada por meio do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA).


Em nota técnica, a ANVISA faz orientações aos consumidores sobre o consumo de alimentos com agrotóxicos: preferir alimentos de época, que identifiquem o produtor na embalagem, produtos certificados com atestado de profissionalização e comprometimento do produtor com o sistema de produção sustentável e comprar em redes varejistas que possibilitam ao consumidor rastrear a origem dos alimentos.

A nota ainda alerta o consumidor que algumas substâncias penetram nos alimentos e a lavagem não é capaz de removê-las. A higienização dos alimentos deve ser feita com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro d'água para matar microorganismos.

PARA em Sergipe

Em Sergipe, o trabalho para garantir a boa prática na agricultura e o consumo de alimentos saudáveis é feito de forma intersetorial entre a SES e as Secretarias de Estado da Agricultura e Desenvolvimento AgrárioMeio Ambiente e Recursos HídricosEducação e Ministério Público Federal.

Além do trabalho conjunto entre os diversos órgãos do Governo do Estado e o Ministério Público Federal, a Divisa fez uma parceria com as redes de supermercados, principais distribuidoras de hortifrutigranjeiros para a população.

De acordo com a gerente de alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, Rosana Barreto, os supermercados vão ajudar a fomentar a produção de alimentos com qualidade e segurança. "Os supermercados se comprometeram a rastrear os produtos e caso algum hortifrutigranjeiro dê resultado insatisfatório na análise do PARA, o fornecedor não poderá mais vender para as redes. A maioria dos alimentos já analisados em Sergipe e com resultados insatisfatórios são provenientes de outros Estados", afirmou. 

Leia a Nota Técnica da ANVISA



Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário