Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Saúde alerta para os cuidados com a alimentação no fim de ano

A gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto

 

Por Manuela Pena Cal

Ao longo do mês de dezembro, as pessoas se reúnem para celebrar as relações, o nascimento de Cristo e a virada do ano. Enquanto algumas preferem preparar os alimentos em casa, outras os consomem na rua. Para ambos os casos, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), alerta para os cuidados necessários nesse período.

Antes de comprar e consumir o alimento é preciso observar as condições higiênico-sanitárias do estabelecimento. É preciso identificar se há licença sanitária, emitida pela Vigilância Sanitária municipal, que pede aos donos de estabelecimentos que a deixe em um local visível; e verificar se o ambiente encontra-se limpo, longe de focos de insalubridade e com os lixos tampados.

"A população pode observar, também, se os alimentos estão protegidos do sol, da poeira e de insetos. Além disso, deve analisar se há condições de higiene no acondicionamento dos mesmos. Por conta das altas temperaturas, comum ao verão, tomar bastante água e ter cuidado com alimentos perecíveis", explica a gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto.

Através desses cuidados, a população evita as doenças por alimentos contaminados e não perde a festa. Se o consumidor encontrar alguma irregularidade no local onde for consumir alimentos, deve acionar a Vigilância Sanitária (Visa) do município e informar sobre as possíveis irregularidades encontradas.

"É importante ressaltar a necessidade de ligar para Visa do local em que o alimento foi consumido. Se uma pessoa é de Nossa Senhora do Socorro, mas passou a virada de ano na praia da Caueira e consumiu lá um alimento que o fez passar mal, esse consumidor deve ligar a Visa de Itaporanga para fazer a denúncia", reforça Rosa Barreto.



Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário