Páginas

sábado, 1 de dezembro de 2012

Governo discute agrotóxico e agroecologia em seminário


 
 Por Jorge Marques

Para integrar as secretarias e órgãos no combate ao uso abusivo de agrotóxicos, o Governo do Estado por meio das Secretarias de Estado da Saúde (SES), Agricultura e Desenvolvimento Agrário , Meio Ambiente e Recursos Hídricos , EducaçãoMinistério Público Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) , realizaram o III Seminário de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos e Alternativas Agroecológicas de Produção.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes

No evento realizado no auditório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) os participantes do seminário puderam discutir temas como os resíduos de agrotóxico em alimentos, o controle de agrotóxico realizado pela Emdagro, práticas agroecológicas, entre outros.



Proteção à saúde

Em Sergipe, os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) , programa da ANVISA, foram insatisfatórios pela quantidade resíduos encontrados nos alimentos vindos de outros estados e comercializados aqui.

"A Vigilância Sanitária desenvolve um trabalho de rastreabilidade dos hortifrutigranjeiros para que os consumidores levem produtos de qualidade e segurança para casa. Também são feitos trabalhos de conscientização e orientação com os consumidores nos supermercados, escolas, entre outras ações", disse Rosana Barreto, gerente de alimentos da Vigilância Sanitária.

A gerente de alimentos da Vigilância Sanitária, Rosana Barreto


Informação 

Para o diretor estadual de Vigilância Sanitária, Antônio de Pádua Pereira Pombo, o tema agrotóxico tem que ser debatido com a população pela disseminação da informação. "O tema agrotóxico é pautado pela mídia com muita ênfase e essas informações têm que chegar à população de forma responsável e precisa para dar-lhe conforto e tranquilidade para consumir os alimentos", afirmou.

O diretor estadual de Vigilância Sanitária, Antônio de Pádua Pombo




Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário