Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Saúde alerta Vigilâncias Sanitárias Municipais para o Dia Nacional de Combate ao Fumo


Por Manuela Penacal 

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), através da diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) e do Núcleo de Gestão de Linhas de Cuidado (Nugelc), reuniu os coordenadores das Vigilâncias Sanitárias Municipais dos 75 municípios sergipanos na manhã dessa terça-feira, 20, em Aracaju. A ação teve como objetivo  discutir as estratégias de mobilização para o Dia Nacional de Combate ao Fumo, marcado no próximo dia 29 de agosto.

Durante toda a manhã, os participantes discutiram sobre as ações mais adequadas para alertar os sergipanos em relação aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

"Habitualmente, essas ações de conscientização são realizadas pela Vigilância Sanitária na capital. Esse ano, a Divisa pretende ampliar para os demais municípios como forma de atingir toda população sergipana", afirmou a apoiadora técnica da Atenção Oncológica, Lívia Angélica. 

Apoiadora técnica da Atenção Oncológica, Lívia Angélica

Os técnicos também foram orientados quanto à legislação que afirma o papel das Vigilâncias Municipais em fiscalizar os ambientes coletivos em que há proibição do fumo como escolas, igrejas, parques, academia e clubes.

"Estamos satisfeitos com a adesão dos municípios. Isso mostra o engajamento de cada gestão e como eles estão priorizando as ações de Vigilância Estadual. Em 2013, as ações de mobilização serão realizadas entre os dias 26 e 31 de agosto em todo território", disse o diretor da Divisa, Antônio de Pádua Pereira Pombo.
 
Diretor da Divisa, Antônio de Pádua



Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário