Páginas

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Saúde treina municípios para operar sistemas de Vigilância Sanitária


Por Jorge Marques 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), promove capacitação para que os 75 municípios operem o Sistema Nacional de Informação em Vigilância Sanitária (Sinavisa) e o Sistema de Informação Ambulatorial (SIASUS) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O treinamento de técnicos e gestores de vigilância em saúde, realizado no Núcleo do Ministério da Saúde (MS), em Aracaju, vai fortalecer o trabalho conjunto entre as Vigilâncias municipais e a Estadual (Divisa).

De acordo com o gestor Estadual do Sinavisa, Francisco Matos Melo, os 75 municípios já implantaram os sistemas. “Com esse sistema, podemos acompanhar a produção de trabalhos das vigilâncias municipais e isso permite uma aproximação maior com eles. Através das informações alimentadas saberemos se eles precisam de apoio e quais tipos de ajuda necessitam para desenvolver seus trabalhos”, disse.

A facilitadora do curso é a técnica da SES do Mato Grosso do Sul, Gisele Simão Cardoso. Segundo ela, a Anvisa também acompanha o trabalho desenvolvido pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

“Além da produção, o Sinavisa registra informações dos estabelecimentos regulados pela Vigilância Sanitária, inspeções e licenças emitidas. Os municípios que não alimentarem o sistema regularmente estão sujeitos à suspensão de recursos enviados pela agência”, explicou.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Nossa Senhora das Dores, Larissa do Nascimento Fonseca Sá, reconheceu os benefícios trazidos pelos sistemas. “Esses sistemas são bons, pois vão facilitar o trabalho das vigilâncias sanitárias. Se algum município tiver problemas no desenvolvimento do trabalho, fica mais fácil para a Vigilância Estadual nos ajudar e isso vai fortalecer a parceria”, afirmou.



Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário