Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Saúde orienta população sobre cuidados com a compra de água mineral


Por Jorge Marques

Após a interdição da água mineral Santa Cecília, ontem, quarta-feira, 17, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta a população para a compra e o consumo de garrafões de água mineral. É necessário observar tanto as condições dos garrafões quanto de armazenamento.

De acordo com a gerente de alimentos da Vigilância Sanitária (Divisa) da SES, Rosana Barreto, o consumidor deve observar as condições do garrafão que chega até a casa dele. "Os garrafões não podem estar amassados e nem muito arranhados, devem estar lacrados e não podem ter vazamento. Caso esteja com vazamento, fora da data de validade e sem o selo fiscal sanitário no lacre, não deve ser aceito pelo consumidor", disse a técnica.
 
O garrafão amassado não deve ser aceito pelo consumidor

A data de validade da água pode ser verificada no fundo ou na frente do garrafão

A gerente explica que no local de compra ou na casa do consumidor, o garrafão deve ser armazenado protegido da luz solar, em local fresco, seco e não pode ser colocado diretamente no chão. "Se exposto à luz solar, a qualidade da água pode ser comprometida, pois pode desenvolver algas azuis e as características químicas e físico-químicas alteradas", explicou Rosana Barreto.

"Os garrafões só podem ser usados para água mineral. Não podem acondicionar outros produtos como solventes, combustíveis, alimentos, limpeza, entre outros", reforçou a técnica da Divisa.

Higienização

Depois de observadas as características e condições ideais do garrafão, é preciso higienizá-lo antes de colocá-lo no bebedouro, que também deve ser limpo a cada 15 dias.

"Para higienizar o garrafão, a pessoa deve, em primeiro lugar, lavar as mãos com água e sabão. Depois lavá-lo com água e sabão neutro e retirar o lacre. Após, passar um pano limpo embebido em álcool a 70% na parte externa. Aguardar até que o álcool seque e colocar o garrafão no bebedouro sem segurar o gargalo", explicou Rosana Barreto.

Para higienização do bebedouro, "necessário ter uma esponja somente para esse fim. Retirar a cuba do bebedouro e lavá-la com água fervente e esgotá-la pela torneira. Depois é necessário encher a cuba com água, colocar três colheres de sopa de água sanitária e deixar agir por 15 minutos. Esgotar novamente a água pela torneira e fazer o enxágue, também a esgotando pela torneira. Colocar o garrafão e desprezar, ao menos, os três primeiros copos de água mineral", explica a técnica.



Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário