Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

Vigilância Sanitária é destaque nacional no combate aos agrotóxicos

Equipe da Gerência de Alimentos


Por Jorge Marques 

Desde o início da semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), participa da II Reunião Geral do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) 2012, no Rio de Janeiro. 

No evento, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Divisa da SES apresentou os vários trabalhos desenvolvidos este ano para educação e conscientização da população. Também foram mostrados os materiais produzidos e distribuídos para alertar os produtores sobre os cuidados no uso de agrotóxicos e o trabalho de prevenção e informação ao consumidor.

Durante o evento, foi destacado que Sergipe foi o Estado que mais desenvolveu ações educativas na área de alimentos. Dentre elas, a visita à crianças filhas de produtores rurais para explicar os riscos do uso de agrotóxicos.

"O foco da ANVISA é trabalhar a educação para prevenir os riscos à saúde. A Vigilância Sanitária de Sergipe trabalha com esse foco, principalmente quando faz ações voltadas para as crianças", disse Rodrigo Leite, representante da Agência. 

Exemplo 

O subsecretário de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio de Janeiro, Arnaldo Lacense, quer estabelecer uma parceria com a Divisa para treinamento dos técnicos fluminenses.

"Sergipe conseguiu desenvolver projetos e parcerias que não conseguimos aqui. Um exemplo é ir para dentro de um supermercado e conversar com os consumidores expondo, nos próprios produtos, os agrotóxicos encontrados neles e as consequências da ingestão", afirmou o subsecretário.
 
O subsecretário de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio de Janeiro, Arnaldo Lacense

Incentivo 

Rosana Barreto, gerente de alimentos da Divisa e responsável pelo PARA em Sergipe, comentou o reconhecimento. "O êxito do trabalho da Divisa foi justificado pelo apoio, por parte dos gestores, aos projetos de educação, prevenção, promoção à saúde junto à população. Não seria possível sem todo o apoio que recebemos do secretário Silvio Santos e do Antônio de Pádua Pereira Pombo, gestor da Divisa", afirmou.

"Essas ações desenvolvidas pela Vigilância Sanitária têm um impacto muito positivo na saúde da população. O reconhecimento mostra a competência de nossa equipe técnica", concluiu Silvio Santos.



Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário