Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Anvisa suspende medicamentos, cosméticos e alimento


A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (14/10), a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o país, dos lotes BLXCB3003A e BLXCB3006A do medicamento genérico Cefalexina (cápsula de 500 mg), fabricado pela empresa Aurobindo Pharma Indústria Farmacêutico Ltda.  Os lotes em questão apresentaram  resultados insatisfatórios no ensaio de aspecto. 

Já os produtos Fluence e Vibria, fabricados pela Htm Indústria de Equipamentos Eletro-eletrônicos, foram suspensos e tiveram suas propagandas proibidas por conta da ausência de registro ou notificação nesta Agência. 

Foi suspensa a distribuição, comércio e uso do lote 190322412 do produto Compressas Cirúrgicas Esteréis de Gaze Hidrófila, fabricados pela empresa Real Minas Textil Indústria e Comércio em 10/2012 e com validade até 10/2017. O lote citado apresentou conclusão insatisfatório para os ensaios de aspecto e analise de rotulagem, onde se constatou selagem inadequada nas embalagens com comprometimento da esterilidade e rotulagem, estando, portanto, em desacordo com a legislação vigente. 

Foram suspensas todas as propagandas que atribuam propriedades não estabelecidas pela Legislação Sanitária, divulgadas em todo e qualquer tipo de mídia, relativo ao alimento Shot B (produto multivitamínico a base de guaraná) fabricado pela empresa Arte Nativo Produtos Naturais. As propagandas estavam fazendo indicações não aprovadas pela Anvisa e que podem induzir o consumir a engano em relação a verdadeira natureza deste alimento. 

Produtos de limpeza 

Como medida de interesse sanitário, foi determinada a apreensão e inutilização do produto Desinfetante Rio Sol e todos os produtos sujeitos a vigilância sanitária fabricados por Carlos Alberto Bittencourt Farias. Os produtos não possuem registro, notificação e autorização de funcionamento perante a Anvisa. 

Também foi determinada a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso e ainda apreensão e inutilização de todos os produtos saneantes da marca Limpex, fabricados pela empresa Limpex Indústria e Comércio ltda-me. A suspensão ocorreu eu virtude da empresa não possuir registro, notificação e autorização de funcionamento concedido pela Anvisa. 

Recolhimento voluntário 

A Anvisa também deu publicidade ao recolhimento voluntário do produto Absorvente Interno com Aplicador Intimus e Intimus Evolution, fabricados pela empresa Kimberly Clark Indústria e Comércio de Produtos de Higiene entre janeiro de 2011 e março de 2013. Ficam suspensas a distribuição, comércio e uso das unidades dos produtos citados. A medida se deve pelo produto apresentar desvio de qualidade em seus aplicadores. 

Interdições e suspensões 

Além das suspensões divulgadas acima, também foram publicadas quatro interdições cautelares, que vigoram pelo prazo de 90 dias a partir da data de publicação no Diário Oficial da União (DOU). Confira na tabela abaixo a lista de produtos interditados. Clique aqui para conferir na íntegra todas as suspensões, recolhimento voluntário e interdições cautelares publicadas nesta segunda-feira (14).

 
Medida Nome do produto Fabricante Motivo

RE Nº 3.840 – 11 de Outubro de 2013

Interdição Cautelar (90 dias)

Lote 46194 do medicamento Kollangel (suspensão de hidróxido de magnésio 4% e alumínio 6%)

Natulab Laboratórios S.A

O lote em questão apresentou resultados insatisfatórios de controle de qualidade para a embalagem primária, aspecto e contagem do número total de microrganismos.


RE N° 3.822 - 11 de Outubro de 2013

Interdição Cautelar (90 dias)

Lote 26 SET
2012 do produto Desinfetante Eucalipto, marca Dona Beija, fabricado
em 26 setembro de 2012 e válido até 2014

Quiminova Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda

O lote em questão apresentou resultado insatisfatório nos ensaios de rotulagem, identificação de formaldeído e teor de tensoativo catiônico.


RE N° 3.833 - 11 de Outubro de 2013

Interdição cautelar (90 dias)


Lote 32476301 do produto Gliconato de Cálcio (Val: 10/2014)

Isofarma Industrial Farmacêutica Ltda.

O lote em questão apresentou resultado insatisfatório no ensaio de análise de aspecto.

RE N° 3.835 - 11 de Outubro de 2013

Interdição cautelar
(90 dias)


Lotes AGO2015 e JUL2015 do produto
Liso Escova Progressive System, marca Salon Line Professional

Devintex Cosméticos Ltda.

O lote em questão apresentou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto do Gloss Redutor e na rotulagem do produto.




Fonte: Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário