Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Saúde alerta para lote de medicamento falsificado



Por Jorge Marques 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, em cumprimento à orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alerta a população sobre a falsificação do remédio Bronxol Xarope Adulto. O produto é fabricado pela Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. e a mesma descobriu e denunciou a falsificação.

O medicamento destinado à pessoa adulta foi rotulado, pelos falsificadores, como medicamento infantil. “O lote falsificado foi apenas o 3EB03, com data de fabricação em 03/2012 e validade 03/2014. A orientação da ANVISA é para que o uso e a venda sejam suspensos imediatamente”, alertou Antônio de Pádua Pereira Pombo, diretor estadual de Vigilância Sanitária.


O diretor de Vigilância Sanitária da SES, Antonio de Pádua Pombo / Foto: Márcio Garcez/SES

De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária da SES, as crianças que usaram o medicamento falsificado correm risco de intoxicação. “Caso a criança apresente algum comportamento fisiológico diferente, é necessário que ela seja levada ao hospital imediatamente com a embalagem do medicamento e a bula. Os pais e responsáveis devem ler a bula para saber quais são os possíveis efeitos colaterais”, orientou.

Já a orientação para os donos de farmácia e farmacêuticos é que retirem o produto das prateleiras. “Se na farmácia houver o lote falsificado, eles devem ser separados dos demais medicamentos do estoque e devidamente identificados como impróprio para venda e consumo. A Vigilância Sanitária do município deve ser acionada para que recolha o produto”, disse Antônio de Pádua Pereira Pombo.

A SES já fez o alerta para as Vigilâncias Sanitárias dos 75 municípios sergipanos e ao Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Sergipe. “Contamos com a colaboração de todos os profissionais farmacêuticos, donos de farmácia e cidadãos para que possamos diminuir o risco das consequências do uso desse medicamento falsificado”, disse Silvio Santos, secretário Estadual de Saúde.
 

O Secretário de Estado da Saúde, Silvio Santos / Foto: Bruno Cesar/SES




Fonte:  Secretaria de Estado da Saúde - SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário