Páginas

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Saúde alerta para alimentação saudável nas escolas


O lanche feito nas escolas pelos alunos ou levados de casa precisam ser preparados e acondicionados de forma correta. A gerente de alimentos da Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), Rosana Barreto, alerta para esses cuidados e a consequência para a saúde.

Outro ponto abordado pela técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é a alimentação saudável. Para ela, o lanche vindo de casa é o mais indicado para consumo dos estudantes, pois “é uma forma de garantir qualidade nutricional e sensorial dos alimentos”, orientou.

Também foram tema da entrevista os trabalhos que têm sido desenvolvidos na rede pública sobre agrotóxico, alimentação saudável e cuidados com a higiene.

Ascom/SES - Com a volta às aulas os alunos levam lanche de casa para a escola ou lancham na cantina. O que deve ser observado na hora do lanche em relação à higiene e às boas práticas de manipulação de alimentos?

Rosana Barreto - O lanche vindo de casa é uma forma de garantir qualidade nutricional e sensorial dos alimentos que as crianças vão ingerir enquanto estiverem fora de casa. São estes alimentos que vão garantir o crescimento e o desenvolvimento físico e intelectual das crianças. A principal recomendação da Divisa é que os pais priorizem os lanches elaborados em casa. Se não for possível, recomendamos que, além de comprar lanches mais saudáveis, pais e alunos observem as condições de higiene da cantina, bem como a manipulação desses alimentos. O manipulador da cantina deve usar touca e avental, limpos e de cores claras. Não devem usar aneis, pulseiras, brincos, relógios, etc. Todos os alimentos devem estar cobertos e armazenados corretamente.

Ascom/SES - O que os pais devem fazer ao encontrar algo de errado nessas cantinas?

RB - Devem procurar a direção do colégio para fazer as reclamações, bem como a Vigilância Sanitária do seu município para fazer a denúncia.

Ascom/SES - Vários tipos de alimentos podem ser levados pelos alunos para lanchar na escola. Como devem ser conservados esses alimentos?

RB - Os alimentos mais indicados são: frutas, frutas secas, sucos naturais, barras de cereais, sanduíches naturais, água de coco, bolos, bolachas sem recheio e iogurtes. Ao embrulhar o lanche, recomendamos aos pais envolvê-lo em papel filme e depois colocar em um recipiente de plástico. Se a criança levar suco natural feito em casa, é preciso utilizar garrafa térmica para conservar as vitaminas da bebida e não estragar. As lancheiras também merecem atenção especial. Elas devem ter o certificado de que são térmicas, informação que é encontrada, geralmente, na etiqueta do produto. Sanduíches e iogurtes podem ser levados em vasilhas térmicas.

Ascom/SES - Como os alimentos mal conservados ou preparados podem prejudicar a saúde dos alunos?

RB - São vários os males que podem ser causados. Dentre elas, a diarreia, vômito, desidratação, febre, enjoo e, em casos mais extremos, levar à morte. É muito importante observar a temperatura que esses alimentos são conservados, pois inibe o crescimento de microorganismos que deterioram os alimentos. Uma dica para evitar doenças é o não uso da maionese, que pode ser substituída, por exemplo, em sanduíches naturais pela ricota.

Ascom/SES - A Divisa tem desenvolvido ações na rede pública Estadual e na municipal. Quais são essas ações e qual o objetivo delas?

RB - A Divisa já realizou ações educativas nas escolas relacionadas a agrotóxicos nos alimentos, bem como treinamento das merendeiras da rede Estadual, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Este ano, temos dois projetos que já estão sendo realizados: o Treinavisa, que consiste no treinamento das merendeiras da rede pública, em parceria com Secretarias de Educação dos municípios, bem como o Educanvisa, com ações educativas nas escolas, voltadas para educação sanitária dos alunos. Esse projeto visa conscientizar os alunos da importância de uma alimentação saudável, os cuidados com a higiene dos alimentos e o trabalho da Vigilância Sanitária.



Fonte: Agência Sergipe de Notícias - ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário