Páginas

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Saúde treina municípios para operar novo Sistema de Informação da Qualidade da Água

 
Por Jorge Marques 
 
Teve início nesta terça-feira, 1º, o treinamento para técnicos dos 75 municípios da nova versão do Sistema de Informação da Qualidade da Água (Siságua), do Ministério da Saúde (MS). O treinamento, ministrado por técnicos da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ocorrerá em cinco etapas. As outras ocorrerão nos dias 02/07, 09/07, 10/07 e 15/07. 
 
O Siságua é uma ferramenta do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) executado pelos municípios sergipanos. O Vigiágua faz a análise da água consumida pela população independente da fonte: poços artesianos, carro-pipa, rede de abastecimento, água de cisternas, entre outras. 
 
“O Siságua é um sistema que permite o gerenciamento das informações produzidas sobre a qualidade da água e essa nova versão vai possibilitar mais segurança nos relatórios produzidos pelos técnicos das Vigilâncias Sanitárias Municipais”, disse Alexsandro Bueno, gerente de Vigilância em Saúde Ambiente da SES.
 
O gerente de Vigilância em Saúde Ambiente da SES, Alexsandro Bueno

De acordo com o gerente, a nova versão do sistema é mais rápida e funciona a partir de software livre. “Essa versão é mais intuitiva e os relatórios são produzidos de forma mais adequada, não permitindo erros de digitação e da nomenclatura de mananciais de água. Com isso, teremos uma melhor avaliação dos dados inseridos no sistema”, avaliou Alexsandro Bueno.

Para a coordenadora de Vigilância Sanitária de Campo do Brito, Leila Cristina Oliveira Santos, o sistema vai facilitar o trabalho dos técnicos municipais. “Esse novo sistema já está adequado à portaria que regulamenta o Vigiágua. Além disso, o acesso dele é mais rápido”, afirmou.



Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES