Páginas

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Saúde alerta aos cuidados com a alimentação no fim de ano


Por Manuela Penacal 

Dezembro é um mês festivo. Período em que as famílias e os amigos se reúnem para celebrar a vida, as relações e o nascimento de Cristo. Para não perder nenhuma festa, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), alerta o consumidor para os cuidados necessários no momento de comprar e consumir os alimentos comuns da época (peru, tender, chester, bacalhau, frutas, etc).

Ao fazer as compras, é preciso ficar atento às condições de acondicionamento dos ingredientes e produtos. A Divisa não aconselha a compra dos alimentos que estejam expostos ao sol, poeira e ação dos insetos. No caso dos perecíveis, é necessário avaliar o cheiro, temperatura, as condições de armazenamento e exposição do produto.

O momento de decidir o local da confraternização também é sempre importante.  Dentre as considerações que são feitas, é necessário avaliar se há uma licença sanitária emitida pela Vigilância Sanitária Municipal e as condições higiênico-sanitárias do estabelecimento, que consistem na observação da limpeza, dos possíveis focos de insalubridade e se os lixos estão tampados.

“Na hora de escolher o que levar ao prato é preciso prestar atenção na aparência e evitar aqueles que apresentem maiores riscos de transmissão alimentar como a maionese, queijo e carnes. Nos locais quentes, também é importante beber bastante líquido”, disse a gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto.
 
A gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto



Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Governo do Estado promove Seminário para discutir agrotóxicos


Por Jorge Marques 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Vigilância Sanitária (Divisa), promoveu o 4º Seminário de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos e Alternativas Agroecológicas de Produção, nesta quinta-feira, 12, no auditório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

O objetivo do evento é fortalecer o trabalho da rede intersetorial para redução do consumo de agrotóxico através dos alimentos hortifrutigranjeiros. O foco das discussões do evento foi a ratreabilidade dos alimentos.

Participaram do Seminário as Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e Educação (SEED), Ministério Público Federal (MPF) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além dos órgãos públicos, integraram o Seminário a Associação Brasileira e Sergipana de Supermercados e a empresa Paripassu, desenvolvedora do sistema de rastreabilidade dos alimentos contratada pelos supermercados.

O evento faz parte das ações do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (PARA) da Anvisa, executado pela SES, em Sergipe. "Sergipe é o terceiro Estado brasileiro a implantar a rastreabilidade e isso representa um grande avanço. A maior beneficiada desse processo, já iniciado em algumas redes de supermercados, é a população que consome esses alimentos. O consumidor pode e deve exigir o código de rastreabilidade, que traz as informações sobre aquele produto", alertou Rosana Barreto, gerente de alimentos da Divisa.

Sobre a rastreabilidade, foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) um sistema para fazer o rastreamento dos alimentos hortifrutigranjeiros . "O sistema de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos, o RAMA, começou a ser desenvolvido em 2006 e, atualmente, está pronto para ser utilizado em todo país", disse Márcio Milan, vice-presidente da ABRAS.

O diretor de Vigilância Sanitária da SES, Antônio de Pádua Pereira Pombo, explicitou números da venda de agrotóxicos no Brasil. "O Brasil é o maior consumidor mundial de venenos agrícolas. Cerca de 20% de todo consumo mundial é despejado na nossa agricultura, na nossa comida e na nossa saúde. Atingimos, em 2013, 840 milhões de litros. Também são expressivos os números das importações em 2013: 7,4 bilhões de dólares, o que representa um crescimento de 14% em relação a 2012", contabilizou.

A chefe de gabinete da SES, Ana Márcia Menezes, representou a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos. "Esse evento diz respeito a nossa vida, ao nosso cotidiano que é a alimentação. Cuidar da nossa alimentação é cuidar da nossa saúde e da nossa família. E esse Seminário alerta para essa discussão, que já conta com uma importante ferramenta de rastreamento", disse.

"Eu fico muito feliz e faço questão de vir para esse evento discutir esse tema", refletiu Genival Nunes, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Para o técnico da Anvisa, Juliano Malta, fazer a rastrabilidade de alimentos vegetais é um desafio para as Vigilâncias Sanitárias. "Parabenizo a Secretaria de Estado da Saúde por fazer de Sergipe o terceiro Estado a implantar a rastreabilidade, que é um assunto extremamente complicado quando a gente fala em hortifrutigranjeiros", afirmou.

Segundo o presidente da Emdagro, Jefferson Feitosa, é necessário ter preocupação com a qualidade da produção dos alimentos. "O Brasil produz bastante alimento, mas é preciso produzir com qualidade", disse.



Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Governo do Estado promove seminário sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos


Por Jorge Marques 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), promove nessa quinta-feira, 12, no auditório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o “4º Seminário de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos e Alternativas Agroecológicas de Produção”. O objetivo é discutir e avaliar continuamente os níveis de agrotóxicos em alimentos consumidos in natura pela população.

A iniciativa tem o apoio das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e Educação (SEED), Ministério Público Federal (MPF) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Participarão da iniciativa a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a empresa Paripassu, desenvolvedora do sistema de rastreabilidade dos alimentos contratada pelos supermercados.

Segundo Rosana Barreto, gerente de alimentos da Divisa, os temas abordados no encontro serão: o Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), Agroecologia, Receituário Agronômico, entre outros.

“As discussões do Seminário serão focadas na rastreabilidade dos alimentos hortifrutigranjeiros. Dessa forma, vamos interagir com os outros órgãos que trabalham em parceria com a Divisa para passarmos o cenário dos agrotóxicos no país”, disse Rosana Barreto.
 
A gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto

Para o diretor da Divisa, Antônio de Pádua Pereira Pombo, “a troca de informações nesse Seminário é extremamente importante para que os trabalhos de redução do uso de agrotóxicos sejam desenvolvidos. A população precisa se conscientizar para que não consuma alimentos fora dos padrões aceitáveis”.
 
O diretor da Divisa, Antônio de Pádua Pereira Pombo




Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES