Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Vigilância Sanitária de Campo do Brito se reúne com Secretária Municipal da Educação e diretores das escolas da rede municipal de ensino



Aos treze de novembro do ano corrente, reuniram-se no Auditório do Complexo Administrativo João Luiz da Rocha, a Sra. Ângela Carla Mendonça Menezes, Secretária Municipal da Educação, os representantes da Coordenação de Vigilância Sanitária Municipal (COVISAM) e os diretores das escolas da rede municipal de ensino. 

Com o intuito de dialogarem a respeito das inspeções sanitárias que ocorrera nessas instituições de ensino, explicando as ações da COVISAM nas escolas, a reunião extrapolou seus objetivos, com a firmação de mais uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, no tocante ao compromisso de levar educação sanitária para as escolas.
 
Diretores das escolas da rede municipal de ensino

Entre os assuntos debatidos, foi enfatizada a necessidade de abolir nessas instituições de ensino algumas práticas coletivas que estavam arraigadas e que representam risco sanitário, como o compartilhamento de copos e toalhas de tecido para as mãos.
 
Leila Cristina, Coordenadora da COVISAM

A COVISAM reconhece que trabalhar com educação sanitária nas escolas não é tarefa tão fácil, principalmente porque não se constitui em ação pontual, mas sim em uma ação conjunta, em que se fará necessário a adesão dos educadores em saúde e dos pais dos escolares, numa somação em que o resultado representará MAIS SAÚDE NAS ESCOLAS. E este é o nosso compromisso!!! 



Por Leila Cristina / Fotos: Marcos Silva 
 

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Saúde apresenta trabalho realizado sobre agrotóxicos na Comissão Estadual


Por Jorge Marques 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Vigilância Sanitária (Divisa), apresentou, na manhã desta quarta-feira, 13, as ações desenvolvidas para controle e redução do uso de agrotóxicos na reunião da Comissão Estadual de Agrotóxicos. São realizadas duas reuniões ao ano para fazer um balanço dos trabalhos intersetoriais dos integrantes.

Os órgãos e instituições que compõem a comissão são: Ministério Público Federal (MPF), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), Companhia de Desenvolvimento Hídrico e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), entre outros.

A Divisa apresentou o trabalho desenvolvido pelas três gerências (Alimentos, Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador) que trabalham em conjunto para promoção e prevenção da saúde. As ações da Vigilância Sanitária são desenvolvidas através da análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos e na água, orientação dos consumidores e os efeitos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador. Sergipe mais uma vez saiu na frente com a assinatura de um termo de cooperação entre associação de supermercados, Vigilância Sanitária e Ministério Público Estadual para implantar a rastreabilidade dos produtos hortifrutigranjeiros", disse Antônio de Pádua Pereira Pombo, diretor de Vigilância Sanitária da SES.
 
O diretor de Vigilância Sanitária da SES, Antônio de Pádua Pereira Pombo




Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

Saúde e supermercados firmam parceria para reduzir consumo de agrotóxicos


Por Jorge Marques 

A Vigilância Sanitária (Divisa), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), se reuniu com a Associação Sergipana de Supermercados (ASES) para discutir ações de rastreabilidade, com o objetivo de diminuir a venda de produtos hortifrutigranjeiros com níveis de agrotóxicos não permitidos e com produtos proibidos.

Além de rastrear a origem dos alimentos vendidos nas lojas, a associação varejista reforçou a parceria com a Vigilância Sanitária para contribuir com a redução do consumo dos agrotóxicos. "A ASES tem o papel de aglutinar todos os supermercados e nós viemos cumprir com o que foi determinado para o rastreamento dos alimentos. Nos colocamos à disposição da Vigilância para criar formas de comunicação com a grande população sobre os produtos", disse João Luiz Silva Oliveira, presidente da Associação.
 
O presidente da Associação, João Luiz Silva Oliveira

Para o presidente, a rastreabilidade trará benefícios para a população. "A população será beneficiada com produtos mais saudáveis e de qualidade, uma vez que teremos mais controle sobre os produtos, pois saberemos a procedência deles", afirmou João Luiz Silva Oliveira.

"A reunião foi bem positiva, pois a ASES, além de reafirmar a rastreabilidade de alimentos, propôs eventos conjuntos para orientação da população", disse Rosana Barreto, gerente de Alimentos da Divisa.

Rosana Barreto, gerente de Alimentos da Divisa




Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Saneantes e Cosméticos têm novos regulamentos de Boas Práticas


Novos regulamentos de Boas Práticas de Fabricação para Saneantes - RDC nº 47, de 25 de outubro  de 2013 - e para produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos - e RDC nº 48, de 25 de outubro  de 2013 estão em vigor.

As normas, publicadas no DOU nº 209, de 28 de outubro de 2013, foram alinhadas a outras normas da Anvisa, e ao ordenamento jurídico do Mercosul . Com a publicação foram revogadas as Portarias 327/97 e 348/97, anteriores a criação da Agência.

Os novos regulamentos, além de modernizarem as normas existentes, mudaram a lógica de inspeção ao reorganizarem os tópicos a serem abordados e porem fim ao roteiro de inspeção. O foco é a avaliação do risco e o fortalecimento do gerenciamento da qualidade.

O objetivo do novo regulamento de saneantes é normatizar a fabricação, de modo que os fatores humanos, técnicos e administrativos (da fabricação), que podem ter influência na qualidade dos mesmos, sejam eficazmente controlados, visando prevenir, reduzir e eliminar qualquer deficiência na qualidade dos mesmos, que podem afetar negativamente a saúde e segurança do usuário. 

Cosméticos 

Já a RDC 48/2013, estabelece os procedimentos e as práticas que os fabricantes de cosméticos em geral devem aplicar para assegurar que as instalações, métodos, processos, sistemas e controles usados para a fabricação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes sejam adequados de modo a garantir qualidade desses produtos.

As empresas fabricantes de Saneantes e Cosméticos têm o prazo de um ano para se adequar a norma: elaborar todos os protocolos e outros documentos necessários para a validação de limpeza, metodologia analítica, sistemas informatizados e sistema de água de processo que já se encontrem instalados.

O descumprimento das disposições contidas nestas Resoluções e nos regulamentos por elas aprovados, como expressos nas RDCs, constituem infração sanitária, nos termos da Lei n. 6.437, de 20 de agosto de 1977, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis.

Confira as resoluções:

RDC 47/2013 

RDC 48/2013



Fonte: Anvisa

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Anvisa vai monitorar alimentos que devem reduzir presença de sal



O Ministério da Saúde assinou, nesta terça-feira (5), mais um acordo para a redução do teor de sódio nos alimentos industrializados. Este é o quarto acordo do tipo, que desta vez prevê a redução do ingrediente nos laticínios, embutidos e refeições prontas. A meta é de baixa a quantidade de sódio em até 68% em quatro anos. 

O cumprimento do acordo será acompanhado pela Anvisa, por meio das informações nutricionais do rótulo e análises em laboratório dos produtos coletados. Este trabalho já vem sendo feito os alimentos de acordo anteriores que já estão reduzindo a quantidade do sódio em suas composições. 

Em julho deste ano, a Anvisa divulgou uma pesquisa que aponta os alimentos com os maiores teores de sódio. Entre os principais estão as misturas para sopas, macarrão instantâneo, massa alimentícia, biscoitos de polvilho e biscoito salgado. 

O sódio está presente no sal de cozinha e em produtos industrializados. Seu consumo em excesso está associado a uma série de doenças, sobretudo à hipertensão arterial. Segundo a última Pesquisa do Orçamento Familiar (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro consome, em média, 12 gramas de sódio por dia, considerando o sal de mesa e o sódio obtido dos alimentos. A marca é mais que o dobro do que os 5 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com o novo termo, assinado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, Edmundo Klotz, chega a 16 o número de categorias de alimentos atingidas, que somadas representam 90% dos alimentos industrializados. 

Saiba mais: Saúde e Abia fecham acordo para reduzir sódio em carnes e laticínios. 



Fonte: Anvisa – com Agência Saúde