Páginas

sábado, 24 de agosto de 2013

Vigilância Sanitária de Campo do Brito realizou a I Capacitação para Vendedores Ambulantes


Aos doze de agosto do ano corrente, a Vigilância Sanitária do município de Campo do Brito, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, de Comunicação e de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, realizou a I CAPACITAÇÃO PARA VENDEDORES AMBULANTES, com o tema "FESTA SEGURA: ALIMENTOS LIVRES DE RISCOS E CONTAMINAÇÕES".

Em prol da festa dos caminhoneiros e padroeiros da cidade, com o intuito de proporcionar um evento seguro do ponto de vista sanitário, tendo como base a Resolução RDC nº 216/04 da ANVISA, cerca de 92 ambulantes receberam orientações relativas a higiene, manipulação e conservação dos alimentos.
 

Foram entregues aos capacitados kits contendo avental descartável, luvas de procedimentos, toucas e hipoclorito de sódio, além de adesivo para ser estampado nas barracas, a fim de identificá-los durante a festa, com o lema "SOU PARCEIRO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA".
 

O evento contou com a participação de representante da gerência de alimentos do estado, Zuleide Conceição Santos, e com autoridades municipais, como o Sr. José Marcionílio da Rocha, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, representando o excelentíssimo prefeito municipal, Alexsandro Rocha, a Srª Ana Cristina de Jesus, Secretária Municipal de Saúde e o Sr. Everton Cunha, Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.
 
Zuleide Conceição Santos, representante da gerência de alimentos do estado

Everton Cunha, Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, José Marcionílio da Rocha, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Ana Cristina de Jesus, Secretária Municipal de Saúde

Para ver a galeria de fotos Clique Aqui 



Por Leila Cristina / Fotos: Fausto Filho 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Saúde reforça proibição da Anvisa para venda do Tomato Ketchup


Por Jorge Marques 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Vigilância Sanitária (Divisa), reforça o alerta para a proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  de distribuição e comercialização, em todo território nacional, o lote 2k04 do Tomato Ketchup.

No produto, de validade de janeiro 2014, fabricado pela marca Heinz, foram encontrados fragmentos de pelo de roedor, conforme análises fiscais de prova e contra prova. A proibição foi  publicada do Diário Oficial da União em 20 de agosto de 2013.

De acordo com a gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto, a própria empresa solicitou para distribuidores e comerciantes que suspendessem a venda do produto. "A Divisa já emitiu um alerta sanitário para que as Vigilâncias Sanitárias municipais ficassem atentas aos estabelecimentos que comercializam alimentos", disse.
 
A gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto

A gerente de alimentos também orientou para a conduta dos consumidores caso encontrem o produto sendo comercializado. "As pessoas devem entrar em  contato com a Vigilância Sanitária do município imediatamente para que as medidas cabíveis sejam tomadas", orientou Rosana Barreto.



Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

Anvisa suspende lote de catchup da marca Heinz


A Anvisa publicou, nesta terça-feira (20/8), a suspensão, em todo o país, da distribuição e comercialização do lote 2k04 do produto Tomato Ketchup, marca Heinz, fabricado pela empresa Delimex de México S/A de C.V e com validade até janeiro de 2014. A medida se deve pelo laudo de análise fiscal nº01/2013, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz de Santo André VIII, constatar fragmentos de pelo de roedor no lote em questão.

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Clique aqui para conferir na íntegra. 



Fonte: Anvisa

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Saúde alerta Vigilâncias Sanitárias Municipais para o Dia Nacional de Combate ao Fumo


Por Manuela Penacal 

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), através da diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) e do Núcleo de Gestão de Linhas de Cuidado (Nugelc), reuniu os coordenadores das Vigilâncias Sanitárias Municipais dos 75 municípios sergipanos na manhã dessa terça-feira, 20, em Aracaju. A ação teve como objetivo  discutir as estratégias de mobilização para o Dia Nacional de Combate ao Fumo, marcado no próximo dia 29 de agosto.

Durante toda a manhã, os participantes discutiram sobre as ações mais adequadas para alertar os sergipanos em relação aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

"Habitualmente, essas ações de conscientização são realizadas pela Vigilância Sanitária na capital. Esse ano, a Divisa pretende ampliar para os demais municípios como forma de atingir toda população sergipana", afirmou a apoiadora técnica da Atenção Oncológica, Lívia Angélica. 

Apoiadora técnica da Atenção Oncológica, Lívia Angélica

Os técnicos também foram orientados quanto à legislação que afirma o papel das Vigilâncias Municipais em fiscalizar os ambientes coletivos em que há proibição do fumo como escolas, igrejas, parques, academia e clubes.

"Estamos satisfeitos com a adesão dos municípios. Isso mostra o engajamento de cada gestão e como eles estão priorizando as ações de Vigilância Estadual. Em 2013, as ações de mobilização serão realizadas entre os dias 26 e 31 de agosto em todo território", disse o diretor da Divisa, Antônio de Pádua Pereira Pombo.
 
Diretor da Divisa, Antônio de Pádua



Fonte: Secretaria de Estado da Saúde - SES

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Anvisa suspende shampoo e produtos irregulares


A Agência publicou, nesta segunda-feira (19/8), a suspensão, em todo o país, do comércio, fabricação, divulgação, distribuição e uso do produto Shampoo anti-resíduo Nutry Liss Professional hair e de todos os produtos fabricados pela empresa A.F.M Cosméticos Ltda. Os produtos não possuem registro e a empresa não tem autorização para funcionar. 

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Clique aqui para conferir a resolução na íntegra. 



Fonte: Anvisa

Anvisa autoriza teste em humanos para vacina contra dengue



O Brasil começa avançar no processo de desenvolvimento da vacina contra a dengue com a permissão do teste em seres humanos. A Anvisa emitiu na sexta-feira (16) comunicado especial que autoriza Instituto Butantan a iniciar a etapa de pesquisa clínica do imunobiológico.

A pesquisa do laboratório público será realizada com 300 voluntários e terá cinco anos de duração. A autorização é para a fase dois do estudo e tem como finalidade analisar a efetividade, a eficácia e segurança da vacina tetravalente, que pretende prevenir a população contra quatro sorotipos da doença (1,2, 3 e 4). Os testes em humanos serão realizados em três centros de pesquisas clínicas em São Paulo: no Instituto Central (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- USP); no Instituto da Criança (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e no Hospital das Clínicas (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP).

O Instituto Butantan iniciou a pesquisa da nova vacina em 2006 e, para tal, contou com a construção de um laboratório piloto, bancos de células e de vírus dos quatro sorotipos da dengue. Se a vacina for aprovada em todas as etapas de pesquisa clínica, poderá ser comercializada e distribuída à população. A perspectiva do governo brasileiro, em caso de sucesso em todas as etapas, atender a demanda global e exportar a vacina contra a dengue.

A segunda etapa da pesquisa, também chamada de estudo terapêutico piloto, visa demonstrar a segurança, em curto prazo, do princípio ativo e a bioequivalência de diferentes formulações do produto. Os testes são realizados em um número limitado – e relativamente baixo – de pessoas e registram como os voluntários respondem às doses administradas. A partir desses resultados, a pesquisa poderá ser ampliada para um público maior, em larga escala, a chamada fase três do estudo. O imunobiológico também é pesquisado em outros países e por laboratórios privados.

Além do Butantan, o Instituto de Tecnologia em ImunobiológicosBio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),também está pesquisando uma nova vacina contra a dengue com apoio do Ministério da Saúde. Os estudos são realizados desde 2009, em parceria com o laboratório privado GSK.



Fonte: Ascom Anvisa e Ministério da Saúde