Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Saúde alerta para lote de medicamento falsificado



Por Jorge Marques 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, em cumprimento à orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alerta a população sobre a falsificação do remédio Bronxol Xarope Adulto. O produto é fabricado pela Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. e a mesma descobriu e denunciou a falsificação.

O medicamento destinado à pessoa adulta foi rotulado, pelos falsificadores, como medicamento infantil. “O lote falsificado foi apenas o 3EB03, com data de fabricação em 03/2012 e validade 03/2014. A orientação da ANVISA é para que o uso e a venda sejam suspensos imediatamente”, alertou Antônio de Pádua Pereira Pombo, diretor estadual de Vigilância Sanitária.


O diretor de Vigilância Sanitária da SES, Antonio de Pádua Pombo / Foto: Márcio Garcez/SES

De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária da SES, as crianças que usaram o medicamento falsificado correm risco de intoxicação. “Caso a criança apresente algum comportamento fisiológico diferente, é necessário que ela seja levada ao hospital imediatamente com a embalagem do medicamento e a bula. Os pais e responsáveis devem ler a bula para saber quais são os possíveis efeitos colaterais”, orientou.

Já a orientação para os donos de farmácia e farmacêuticos é que retirem o produto das prateleiras. “Se na farmácia houver o lote falsificado, eles devem ser separados dos demais medicamentos do estoque e devidamente identificados como impróprio para venda e consumo. A Vigilância Sanitária do município deve ser acionada para que recolha o produto”, disse Antônio de Pádua Pereira Pombo.

A SES já fez o alerta para as Vigilâncias Sanitárias dos 75 municípios sergipanos e ao Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Sergipe. “Contamos com a colaboração de todos os profissionais farmacêuticos, donos de farmácia e cidadãos para que possamos diminuir o risco das consequências do uso desse medicamento falsificado”, disse Silvio Santos, secretário Estadual de Saúde.
 

O Secretário de Estado da Saúde, Silvio Santos / Foto: Bruno Cesar/SES




Fonte:  Secretaria de Estado da Saúde - SES

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Anvisa irá atualizar regras para registro de cosméticos infantis


A Anvisa publicou, nesta sexta-feira (31/8), uma consulta pública (CP nº 50/2012) que propõe a atualização dos requisitos técnicos para a concessão de registro de produtos infantis. 
O regulamento estabelece os critérios para o registro de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes destinados a crianças. A proposta aborda critérios como faixa etária, formulação, testes de segurança e advertências de rotulagens. O novo regulamento irá substituir a legislação vigente (RDC nº 38/2001).

Uma das novidades da proposta é a definição da faixa etária a que se destinam esses produtos: de zero a 12 anos. A consulta pública também amplia as categorias de produtos infantis, ao incluir, por exemplo, as sombras e os desodorantes no rol de produtos permitidos. No caso dos desodorantes, o registro só será permitido se o produto não possuir substâncias antitranspirantes. Já para as sombras, a faixa etária indicada seria a partir de três anos.

Além dos dizeres de rotulagem especificados para cada tipo de produto, a proposta mantém a determinação de que figuras, imagens ou desenhos constantes do rótulo, embalagens e material promocional não devem induzir sua utilização por crianças de idade inferior à indicada.

Como participar

O sistema eletrônico escolhido para a Consulta Pública nº 50 foi o FormSUS, que é desenvolvido e administrado pelo Ministério da Saúde. As contribuições à proposta podem ser feitas, a partir do próximo dia 7 de setembro por meio do endereço:

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=9249.

Em caso de indisponibilidade do sistema ou limitação de acesso do cidadão a recursos informatizados, será permitido o envio e recebimento de sugestões por escrito, em meio físico, durante o prazo de consulta, para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/GGCOS, SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050. A Anvisa não aceitará contribuições enviadas por e-mail.   


Fonte: Anvisa